A antiga e alemã Königsberg onde nasceu o filósofo Immanuel Kant. Visitas: Museu do Mundo do Oceano e Museu do Âmbar.

Em que lugar da Terra fica a região de Kaliningrado?
Não é de se admirar se a resposta for: “não faço ideia”, já que poucos ouviram falar desse lugar improvável, perdido no Mapa Mundi.

Debruçada sobre uma vasta planície, a região de Kaliningrado, com a capital administrativa do mesmo nome, é o território mais ocidental da Federação Russa, totalmente separada da Rússia por fronteiras terrestres de países estrangeiros e águas marítimas internacionais.

À primeira vista surge a questão: se a região é tão desconhecida o que faria um visitante atravessar o mundo para conhecê-la? É no seu passado que podemos buscar a resposta.

Com um raro exemplo da maior Fortaleza da Europa e seus exuberantes Portões de acesso, aliados a uma natureza quase selvagem, num panorama de contrastes de influências e de arquitetura, não é preciso muita imaginação para atravessar as pontes do tempo e descobrir os encantos de uma das regiões menos exploradas pelo turismo do leste Europeu.

Sua localização estratégica com saída para o Mar Báltico e o incomensurável manancial de âmbar – 90% das reservas mundiais – suscitavam a cobiça de conquistadores de diversos cantos do mundo, desde a época do Império Romano, que chegaram a considerar o âmbar (uma resina fóssil), mais valioso do que o próprio ouro.

=20

Anuncie