Conheça a historia de superação do paratleta da Seleção “João Ivison”

45901
João Ivison - Paratleta da Seleção Brasileira. Foto: Gilvan Silva \ Esporte PE
João Ivison - Paratleta da Seleção Brasileira. Foto: Gilvan Silva \ Esporte PE

João Ivison é dono de uma história de superação que serve de exemplo e motivação para todos. Aos 35 anos, foi o atleta homenageado nos Jogos Paralímpicos de Pernambuco em 2018. Ele é o atual campeão brasileiro do Tiro com Arco, sendo o primeiro pernambucano a conquistar esse título. Além de ter conseguido no ano passado uma medalha de ouro com o Brasil no Mundial em Dubai com o “mix team” da seleção brasileira.

Mas nem só de conquistas vive a trajetória de um campeão como ele. Antes de se tornar atleta, João Ivison levava uma vida difícil. Envolvido com o tráfico de drogas, cumpriu pena entre 2005 e 2010, antes de seu acidente em 2013, quando acabou capotando com o carro e ficando paraplégico. Com uma lesão medular, João passou um ano no hospital até começar a fisioterapia.

Enquanto ia tentando se recuperar, uma fisioterapeuta indicou que João tentasse algum tipo de esporte para cadeirante. Ativo como sempre foi, deu os primeiros passos no basquete, antes de encontrar o Tiro com Arco. 

Foi em 2016, quando um amigo informou sobre o Tiro com Arco que acontecia no Santos Dumont, que o esporte se apresentou na vida de João. Lá, o pernambucano começou a realizar os primeiros treinamentos. Aos poucos, a sua vida foi melhorando. Vendo que levava jeito no esporte, procurou se aperfeiçoar na modalidade e chegou a passar três meses treinando no Náutico. 

Em 2017, no Cabo de Santo Agostinho, cidade em que vive, João teve o apoio da prefeitura e conseguiu disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano, já alcançando o segundo lugar.

Em abril de 2018, voltou mais forte e conquistou o inédito título nacional de Tiro com Arco. No dia 12 de agosto, ainda do ano passado, disputou o Pan-americano na Colômbia e mais uma competição internacional nos Estados Unidos. O objetivo do pernambucano é participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020.

10

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS

- - anuncie aqui - -

Anuncie