Na beira do campo, Tite assistiu todo jogo na mesma posição. No seu canto esquerdo da área técnica, ficou boa parte da partida com os braços cruzados ou com a mão esquerda apoiada sobre o queixo. Falou muito, quase sempre gesticulando para mostrar o que queria, para conduzir seu time. Na vitória por 2 a 0 diante da Sérvia, Tite pareceu mais alívio do que euforia.

Avança às oitavas de final mais fortalecido. E não somente pelas bons resultados nos últimos dois jogos. Tite mostrou nesta primeira fase que, mesmo quando as coisas não dão tão certo, sabe o que esperar. Seria forçado dizer que mostrou uma faceta de ”vidente”. Mas olhando seus discursos antes de cada um dos jogos, algumas ”previsões” que se confirmaram chamam a atenção.

– É fácil acertar porque falei umas 15 coisas (risos). Tem que acreditar num processo de equipe, de construção. Senão perde referência. Não consigo trabalhar assim. Tem que ter um mínimo de tempo para uma construção de uma equipe. Já vinha em uma etapa de classificação, de preparação de amistosos, mas é também do Mundial. Apressam-se etapas, mas não se pulam etapa – disse, após a vitória desta quarta.

 A ESTREIA

PREVISÃO
Antes da estreia contra a Suíça, Tite ressaltou algumas vezes que não seria um jogo fácil. E ainda disse que, caso o time não vencesse, não era momento para entrar em desespero.

“A estreia tem uma característica diferente. Eu também pensava que precisava ganhar o primeiro jogo, mas é preferível ter um grande desempenho. Nas últimas Copas, todos que fizeram 7 pontos se classificaram. Com 6 pontos, todos também se classificaram. Com 5, todos se classificaram. Então, não devemos ter desespero”

O Brasil realmente sofreu para furar o bloqueio defensivo suíço e ainda sofreu um gol polêmico em jogada de bola parada. Apesar do resultado ter sido o esperado, o bom desempenho ficou apenas na expectativa.

Neymar

PREVISÃO
Após boas exibições nos amistosos pré-Copa, mesmo voltando de lesão, Neymar foi exaltado. O treinador, porém, procurou baixar as expectativas e pediu calma com o camisa 10 da Seleção antes da estreia no Mundial.

”’O Neymar não está 100% ainda, mas é muito privilegiado fisicamente. Os índices de sprints em velocidade máxima são impressionantes, ele não perdeu e fez uma recuperação muito boa. Ainda não está em sua plenitude, tomara que esteja logo, mas é um processo bem evoluído em relação ao que esperávamos é suficientemente bom para fazer um grande jogo”

RESULTADO
Neymar não foi bem. Prendeu demais a bola, foi caçado em campo, sentiu em vários momentos e se mostrou nervoso.

 

=14

Anuncie